EVENTOS


YOGA DAY - UM DIA TODO DE PRÁTICAS E DESCOBERTAS INTERIOR


Venha Vivenciar um dia inteiro de práticas de Yoga e vivências terapêuticas de auto-conhecimento!
Imagine, por alguns segundos que há um lindo caminho abrindo-se a sua frente, com muita luz, e com todo o potencial de cura, te conduzindo ao seu mundo interno. Esse é o caminho do auto-conhecimento, da transformação e da expansão de consciência. Esse caminho te leva a um lugar novo e você chega até você. 
Quando você se encontra, consequentemente, encontra tudo o o TODO, mas não há um único caminho e nem há uma receita pronta pra isso. São muitos os caminhos do amor. 
Imagine agora que muitos dos caminhos possam se encontrar em um único lugar, num dia intensivo de práticas e filosofia do Yoga. São técnicas diferenciadas, ministradas por diferentes profissionais, cada uma em seu processo de aprendizagem, com suas vivências e experiências, afim de possibilitar a você infinitas possibilidades de abertura do seu próprio caminho.
Esteja presente! É o estado de presença que tem mantém em YOGA!









para comprar o ingresso, clique aqui




PRATICA DE YOGA NIDRA EM VILAS DO ATLÂNTICO 


 Programado para: todas as ultimas sextas-feiras do mês, às 8:00hs.



Yoganidra
Swami Satyananda Saraswati
Tradução Ana Malagueta
Introdução

A yoganidrá, que é derivada do Tantra, é uma técnica poderosa na qual você aprende a relaxar conscientemente. Na yoganidrá, dormir não é considerado relaxamento.  Para um relaxamento absoluto, você deve permanecer consciente. Isto é yoganidrá, o estado do sono dinâmico.

A yoganidrá é um método sistemático para induzir o completo relaxamento físico, mental e emocional. O termo yoganidrá é derivado de duas palavras Sanskrit, yoga significa união ou consciência intencional, e nidrásignifica sono. Durante a prática de yoganidrá, nós parecemos estar dormindo, mas a consciência está funcionando em um nível profundo de conhecimento. Por este motivo, a yoganidrá é normalmente mencionada como o sono médium ou relaxamento profundo com consciência interior. Neste estado de limiar entre o sono e despertar, o contato com as dimensões do subconsciente e do inconsciente ocorre espontaneamente.

Na yoganidrá, o estado de relaxamento é alcançado voltando-se para o interior, longe de experiências de fora. Se a consciência pode ser separada da consciência externa e do sono, torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de várias maneiras, por exemplo, para desenvolver a memória, aumentar o conhecimento e criatividade, ou transformar nossa natureza.

No rája yoga de Pátañjali, há um estado chamado pratyáhára onde a consciência mental e espiritual são desassociadas dos canais sensoriais. A yoganidrá é um aspecto do pratyáhára que leva ao mais elevado estado de concentração e samádhi.

O nascimento da yoganidrá

Há 35 anos, quando eu estava vivendo com meu guru, Swami Sivananda, em Rishikesh, tive uma experiência muito importante que engatilhou meu interesse no desenvolvimento da ciência da yoganidrá. Fui designado para vigiar a escola Sanskrit onde meninos estavam aprendendo a entoar o Vedas. Era meu dever permanecer acordado a noite toda, para vigiar a escola enquanto o acharya estivesse fora. Às três da manhã, eu costumava dormir profundamente e, às seis, eu levantava e voltava ao ashram. Nesse meio tempo, os meninos acordavam às quatro e entoavam as orações Sanskrit, mas eu nunca os ouvia.

Algum tempo depois, meu ashram teve uma grande função, e os meninos da escola Sanskrit foram chamados para entoar os mantras védicos. Durante a função eles recitaram certos slokas que eu não conhecia, embora eu sentisse de alguma forma que eu os tinha escutado antes. Enquanto eu ouvia esse sentimento cresceu, e eu tentava em vão lembrar onde e quando eu os havia ouvido. Eu estava certo de que eu nunca os havia lido ou escrito, embora soassem tão familiares para mim.

Finalmente, decidi perguntar ao guru dos meninos, que estava sentado próximo, se ele poderia explicar o significado do que eu estava sentindo. O que ele me disse mudou completamente minha perspectiva sobre a vida. Ele disse que este sentimento de familiaridade não era uma surpresa, já que meu corpo ouvia os meninos entoando os mesmos mantras muitas vezes enquanto eu dormia na escola. Isto foi uma grande revelação para mim. Eu sabia que o conhecimento podia ser transmitido diretamente através dos sentidos, mas a partir desta experiência eu percebi que você também pode ganhar conhecimento diretamente, sem qualquer meio sensorial. Este foi o nascimento da yoganidrá.

A partir dessa experiência, mais idéias e estalos vieram-me à cabeça. Eu percebi que dormir não era um estado total de inconsciência. Quando você está sonolento, há ainda um estado de potencialidade, uma forma de consciência que está desperta e totalmente alerta a situações de fora. Descobri, com o treinamento da mente, que é possível utilizar este estado.

A origem tântrica

Após esta descoberta, comecei a estudar as escrituras tântricas de forma diferente. Encontrei muitas práticas importantes, mas pouco conhecidas, que me interessaram muito. Após praticá-las comigo, decidi construir um novo sistema chamado yoganidrá, que incorporaria a essência destas práticas sem ter as desvantagens de rituais complicados.

A principal característica da yoganidrá era a rotação sistemática da consciência no corpo, originada da prática tântrica do nyasa (que significa “colocar” ou “elevar a mente àquele ponto”). 

A atual forma de yoganidrá, que eu idealizei, permite que as pessoas que não estejam familiarizadas com os mantras Sanskrit tenham todos os benefícios do nyasa tradicional. Pode ser praticado por pessoas de qualquer religião ou cultura.

Impressionando a mente

Como isto acontece? A resposta é simples. Quando o relaxamento é completo, a receptividade é maior. Quando a consciência está conectada com todos os sentidos, a receptividade é menor. Este é o segredo da yoganidrá. Devido à intelectualização do processo, o conhecimento que vai ao cérebro não o impressiona lá. Mas quando você volta sua mente um pouco e entra em um estado onde você não está nem em sono profundo e nem completamente acordado, quaisquer impressões que entram na mente nesta hora tornam-se poderosas e permanecem ali.

Há diferentes níveis da mente. Alguns são solos áridos; alguns são solos macios. A mente consciente é como solo árido porque tem intelecto e lógica em operação. O intelecto é o processo de análise das coisas. Não aceita tudo; rejeita também. Mas a consciência profunda não é assim. Quaisquer impressões que você plantar na mente subconsciente não podem ser rejeitadas. Crescerá e os frutos enriquecerão cada aspecto de sua vida.

Portanto, você não deve preocupar-se se você dormir na yoganidrá. Por outro lado, talvez seja mais poderoso. Mas, você deve ter algo em mente: “Eu não vou dormir”. Você deve tentar não dormir. Você deve tentar permanecer acordado, porque se você dormir, não será yoganidrá.

Supondo que você toque uma fita, mas você durma e não ouça nada. Então, o que você deve fazer é retocar a fita de manhã, quando você acordar. Ouça com muita atenção. Isto criará a comunicação ou a ponte entre a consciência e a inconsciência. Isto é como as línguas são aprendidas. Você pode aprender qualquer coisa assim. Se você tiver certos hábitos que você quiser superar, a semente ou sankalpas correto seria primeiro colocado no inconsciente e depois você deve ouvi-lo durante a consciência. Esta é uma ciência importante da autotransformação yógica para o futuro.

O estado hipnayógico

Na yoganidrá, a consciência é um estado entre o acordar e o dormir, mas não está relacionado a nenhum deles. Na psicologia moderna refere-se como “o estado hipnagógico”, mas eu prefiro chamá-lo de “o estado hipnayógico”. Mas o melhor nome é “yoganidrá”. Nesta estado, a mente é excepcionalmente receptiva. Línguas e outros assuntos podem ser aprendidos rapidamente. As sugestões dadas nesta hora são um sucesso para a remoção de hábitos e tendências indesejáveis. De fato, a yoganidrá pode ser utilizada para direcionar a mente a alcançar qualquer coisa. Este é o segredo da realização de grandes yogis e swamis.

A prática da yoganidrá permite que você receba intuições da mente inconsciente. Este estado é a fonte de inspiração poética e artística. É também fonte das maiores descobertas científicas criativas. Wolfgang Von Goethe utilizava as inspirações e intuições deste estado para resolver problemas que surgiam em seu trabalho. Nos sonhos que ocorrem neste estado, Kekule percebeu a estrutura molecular do benzeno, o poeta Nobel Niels Bohr viu a estrutura planetária do átomo, e Einstein acelerou seu conhecimento na velocidade da luz no famoso “experimentos do pensamento”, que levou à teoria da relatividade.

As intuições recebidas na yoganidrá permitem que você encontre em você mesmo as respostas para todos os problemas. Sua verdadeira natureza e integridade se manifestam, permitindo que eles vivam uma vida significativa e de paz em qualquer ambiente. Esta é a abertura do “terceiro olho”, que leva a consciência além da personalidade condicionada, com suas tensões e complexidades. Não mais identificado com a mente e o corpo, seu ser é impregnado com a consciência divina.

No Tripura Rahasya afirma-se: “Portanto, perceba com sua própria mente sua natureza verdadeira, que é pura, consciência não dividida do resto da mente, que é composta de todo o universo em sua total diversidade. Perceba, com sua mente, o estado entre dormir e estar acordado... Este é o verdadeiro Eu, inerente, no qual você não será mais enganado,”
—————————————————————

Swami Satyananda Saraswati é um dos grandes Mestres do século XX , Discípulo de Swami Sivananda Saraswati. Fundou a Bihar School of Yoga, um dos centros mais sérios de estudo e pesquisa sobre o Yoga 


**************************************************



KRIYA YOGA - Serie de exercícios visando a desintoxicação do corpo e estimulação do sistema imunológico. A Pratica é realizada em JEJUM!

           **********************************

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO À LUA
Programado para: 18.04.2016 às 19:00h

Para criar equilíbrio em nossa prática de yoga e em nossas vidas, é útil observar o poder de opostos. Yin e Yang, fluxo e refluxo, contração e expansão, esforço e entrega - é importante que reconheçamos as qualidades e benefícios de cada lado do espectro, para que possamos encontrar o equilíbrio e a unidade entre eles.
Saudação à LUA está associada ao emocional, espiritual, lado yin - uma forma de meditação, percepção, calma, receptividade, resfriamento. Esta sequência é agradável de se fazer à noite como uma meditação, a qualidade calmante das posturas ajudam a formar uma conexão mais forte com a respiração, preparar o corpo e a mente para uma noite de sono repousante.




**************************************

BANHO DE GONGO - ALQUIMIA SONORA



BANHO DE GONGO / ALQUIMIA SONORA

O que é?

Uma experiência imersiva no som de dois gongos em simultâneo e outros instrumentos sagrados (Koshi, Sansula Calimba, Taça tibetana, Cimbalos).

O gongo é um instrumento ancestral e sagrado de rejuvenescimento, cura e transformação. Para curar é preciso integrar, tornar-se uno, ao encontrar a harmonia funcional e sintonizares-te com uma ressonância holística a cura ocorre naturalmente.
As vibrações do gongo enchem o espaço. Múltiplos tons e sobre-tons vão-se aglomerando quando o gongo é tocado, criando um corrente continua e complexa de som, que banha e emerge a pessoa que recebe a cura do gongo. Os tons puros do gongo atrasam o processo degenerativo de envelhecimento das células, trazendo-nos assim mais energia, vitalidade e cura.
A um nível físico, o gongo solta a tensão e os bloqueios do corpo. Esta libertação estimula o funcionamento do sistema glandular e nervoso, aumenta o prana (a nossa energia vital) e melhora a circulação sanguínea.

Alinhamento:
- introdução teórica
- meditação
- relaxamento conduzido e banho de som
- espaço para conversa

Duração:
Tem a duração aproximada de 1h30.


***********************************************************




************************************************************************* 





Todas as quartas feiras em 2015
 19:30 às 20:30hCONHECENDO PARAMAHANSA YOGANANDA - Espaço dedicado a este grande YOGUE, que inspirou muitos praticantes através do seu profundo conhecimento desta Ciência. Traga um poema, frase ou conhecimento de YOGANANDA, que tenha lhe beneficiado. Saiba mais sobre sua história através de: 




**************************************************


    

DANÇA DE SHIVA

 Poderosa pratica onde nos alinharemos ao criador do YOGA através dos seus ensinamentos e da DANÇA CÓSMICA simbolizando o eterno ritmo de vida-morte que se desdobra em ciclos intermináveis da existência. 




CONVIDAMOS todos os alunos, familiares e amigos! Cada um deve trazer um livro ou objeto de DESAPEGO, flores e frutos a fim de compartilharmos.




               EM VILAS DO ATLÂNTICO.      


                                                                          





AGNIHOTRA - FOGO SAGRADO DA TRANSMUTAÇÃO

Coloque sua roupa Indiana e venha, juntamente com seus familiares e amigos...celebrar mais um ciclo anual onde estivemos juntos na pratica do YOGA, MASSAGENS, CURSOS, POESIA....Na regência da Lua Cheia danças, Mantras, Conhecimento, Brincadeiras e a gostosa Prasadam (alimento) feito com carinho e devoção!

Esta CELEBRAÇÃO será compartilhada com o grupo Har
e Krshna de Salvador, com kirtans (cânticos sagrados), Agnihotra (cerimônia do fogo), lanche vegetariano e lassi (iogurte com frutas). 

Está sendo cobrada uma taxa de R$ 10,00 por pessoa se vier em grupo; e R$ 15,00 se vier sozinha. É importante confirmar presença até dia 05 de dezembro, para que não haja desperdício ou falta de alimentos. AGENDE-SE E CONFIRME SUA PRESENÇA: 

DATA : Dezembro de 2014
LOCAL : 
R. Praia de Caraguatatuba, 74 - Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas - BA

YOGA OM


R. Praia de Icarai, 78 – Espaço Luminah – Stella Maris, Salvador – BA

R. Praia de Caraguatatuba, 74 - Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas - BA

Tel. 8188.0818 / 9307.3620 -  Email: yogalivre@gmail.com

                                                           
CHANDRA NAMASKAR!! - Próximo: dia 21.03.2016

Vibrando com esta LUA CHEIA , realizaremos às 19:00, mais uma Saudação à LUA ao Ar Livre banhados de LUAR! Esta vigorosa pratica de Yoga promove uma abertura no Vishuddha Chakra, liberando os canais da EXPRESSÃO. Venha, traga seu tapetinho e agasalho, pois será ao ar livre no gramado de Vilas do Atlântico. 
Namastê, Nildes





YOGA NA PRAIA




  YOGA NA PRAIA - Poderosa vivência de SURYA NAMASKAR, nos abastecendo com esta pratica ao ar livre, sob a sombra dos coqueiros de BURAQUINHO!  



QUARTAS TRANSCENDENTAIS 

Estudo dos Ensinamentos YOGUES 
"A ESSÊNCIA DO BHAGAVAD GITA - Yogananda"

Todas as quartas feiras às 19:30h


AGENDE-SE:

Queridos Yogues, Namastê_/!\_ 

A pratica regular de YOGA é altamente benéfica para o corpo, a mente, o espírito!! Convidamos a todos para um mergulho mais profundo nesta Ciência, intensificando nossa pratica e conhecimento, agende-se: 

PRÁTICA DE ÁSANAS EM DUPLA















 NAMASTE!!!!


LINDA MESA DO DESJEJUM







YOGA DAY, AGUARDEM O PRÓXIMO!!



CONFIRAM AS IMAGENS DESTE ÓTIMO DIA EM QUE CURTIMOS UNS AOS OUTROS, PRATICAMOS YOGA, WAT SU, DEMOS RISADAS E COMEMOS COMIDINHAS GOSTOSAS!!!

Nenhum comentário:

Curso de Formação em Yoga

Curso de Formação em Yoga
Formandos 2015

VISÃO AYURVÉDICA DA EXISTÊNCIA

Sou fruto de um sonho cósmico e sonhando a vida... me manifesto!

Percebo o ESPAÇO e me deleito na expansão de SER, apenas CONSCIÊNCIA... consciência do EU SOU!!

E sendo... me movimento vibrando em Energia, sinto a brisa, o AR, percorro o Universo, e me expando infinitas vezes...

...O movimento, a expansão, me aquece, vibra, atrita, produz calor, luz, FOGO! E laboro, modelo, metabolizo, transformo...

...deste calor, derreto, molho-me e assumo outra forma, luz liquida, fluida, aquosa, AGUA! E ao movimentar-me, sinto sua densidade, forma! Sim, a Consciência toma forma, manifesta-se mais uma vez, materializa-se! E multiplica-se neste meio aquoso que possui as condições de gerar a VIDA, a forma, o veiculo...

...deste volume de água na qual me banhava e fluía, inúmeras partículas foram sedimentando, formando uma estrutura sólida, densa, rica em matéria orgânica, TERRA, a Consciência outra vez manifestada!

Cada micro partícula, seja densa, fluida, etérea ou sutil, SOU EU! Que me manifesto através da Criação e criando formas, cores, percepções, sensações, me experimento, gerando VIDA!

Tenho muitas formas, infinitas faces, pois sou a ETERNIDADE, toco o silencio, vibro, sinto, expando, expando...expando em êxtase, a-le-gria, quero compartilhar e então...me divido, inúmeras vezes criando divindades assim como EU. Assim como VOCE!!


Por NILDES LACERDA
Instrutora de Yoga
Terapeuta Ayurveda
Terapeuta de Apometria e Cura Quântica




" O utero é um Espaço Sagrado, onde o AMOR se materializa, gerando VIDA"

( 29.01.2010)



HATHA YOGA

HATHA YOGA
Flor de Lotus

SER É ESSÊNCIA...

Procure manter-se conectado ao momento presente sentindo a magia de ser e, estando atento e receptivo a tudo o que se passa interna e externamente, estar receptivo não é simplesmente receber tudo sem questionar, mas saber separar o que é denso do que é sutil, para que não se perca no vazio da densidade tridimensional, que lhe mantém preso a um falso tempo, onde o passado ou o futuro é a ordem do dia. Esteja plantado no aqui, agora, aproveitando a magia de se estar presente em cada momento seu e do planeta. Mantenha a ordem de tudo em sua vida concentrando-se para não se dispersar. Reflita bastante antes de tomar qualquer decisão e, também procure ser o reflexo da luz superior para ajudar na sua evolução, na do outro e na do planeta. Até que ponto você está integrado ao seu verdadeiro centro? Lembre-se de que cada vez que você se desconecta de si mesmo, mais de mil conexões são feitas, sem que você se dê conta. Como saber se certo pensamento, ideia ou desejo, que chegou até você, veio da mente superior através de seu ser interno, ou de alguém que simplesmente passava na rua ou estava em seu ambiente e você se sintonizou e captou? É preciso refletir sobre a fonte originária para que você não venha a se tornar mero receptáculo de informações alheias. Então, é preciso manter a mente em ordem e, se dissolver numa comunicação interna mais límpida, pois estamos atravessando um momento planetário em que há muita poluição mental e é preciso estar conectado a si mesmo para não embarcar na viagem do outro, sem uma devida análise. Procure se expressar de forma clara, universalizando sua comunicação, para cooperar com a evolução do planeta.

PRÁTICA DE MANTRAS

PRÁTICA DE MANTRAS
OM GURU OM!!

EXPANSÃO

A eternidade se estende à minha volta, abaixo, cima, à esquerda, à direita, à frente, atrás, dentro e fora. De olhos abertos, vejo-me como um pequeno corpo.

De olhos fechados, percebo-me como o centro cósmico ao redor do qual gira
a esfera da eternidade, a esfera da bem-aventurança, a esfera do onisciente
espaço vivo.

Paramahansa Yogananda, "Meditações Metafísicas

Invertidas

Invertidas