MEDITAÇÃO SHAKTIPAT

EM NOVEMBRO / 2017


RETIRO DE MEDITAÇÃO SHAKTIPAT 
com SWAMI NARDANAD

A mente, nossa ferramenta mais preciosa, deve ser silenciosa, estável e forte. Sem rigidez, fluida e flexível para adaptar-se através de qualquer flutuação temporária interna ou externa. Capaz de focar-se em si mesma como um raio laser, assim como para abrir e deixar-se ir.

Esta companheira de cada momento, serva fiel e amiga, se devidamente purificada, equilibrada e sob controle. Também será nosso pior inimigo se é instável, cheia de emoções destrutivas, negativas e de preconceito infundado.

A prática da MEDITAÇÃO, uma mistura sutil de relaxamento e concentração, consiste em focar a atenção para o interior de si mesmo, em direção a uma viagem, com um panorama psicológico e espiritual, de descoberta de nossa verdadeira natureza.

Uma alquimia sutil transforma progressivamente a quem se aprofunda nesta peregrinação interna. Portanto, como toda alquimia, surgirá uma série de efeitos secundários benéficos resultantes da purificação de nossa mente: paz interior, redução do estresse, estabilidade emocional, capacidade de concentração e presença e intuição, ...

PROGRAMAÇÃO: PALESTRAS 
Dia 30.10.2017 - 19h

Tema: Por que sofremos? 
Centro Cultural Casa da Música - Alto do Abaeté sn - Itapuã, Salvador- BA

Dia 31.10.2017 - 19h

Tema: Consciência e Evolução
Faculdade de Educação da UFBA
Av. Reitor Miguel Calmon, sn, Canela - Salvador - BA

Dia 01.11.2017- 19h
Tema: Auto realização
Yoga Om - Centro de Estudos da Ciência Yogue
Rua praia de Caraguatatuba, 74, Quadra E4, lote 25 - Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas - BA


 RETIRO:
Dias 01 a 05.11.2017 - YOGA OM - Centro de Estudos da Ciência Yogue 
R. Praia de Caraguatatuba, Qd. E4, Lote 25, N. 74 - Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas-Ba
Tel. 99320.8910(tim) / 99307.3620(tim)Email: yogalivre@gmail.com, www.omyogaom.blogspot.com


CONTRIBUIÇÃO:
R$ R$ 550,00


Para se inscrever, clique aqui.
FACILITADOR: SWAMI NARDANAND
Ele nasceu em 1958 em uma pequena aldeia no norte da Índia. Quando ele tinha 10 anos de idade, ele foi para estudar em uma escola védica tradicional (Gurukul) onde são ensinados ao longo de um período de 12 anos, sânscrito, filosofia e vários textos fundadores do hinduísmo. Ele teve seus votos como um monge aos 14 anos.
Encontra mais tarde Shivom Swami Tirth, o mestre que deu início a ele através de Shaktipat no sistema de Yoga de Maha Siddha. Durante anos ele então praticado em solidão e isolamento, profundamente na selva, em cavernas isoladas e lugares sagrados. Assim, estabeleceu-se permanentemente em um Estado de maior consciência.

Em 1990, ele fundou o Siddha Ashram na cidade sagrada de Ujjain na Índia central. Ele estabeleceu ali um dos maiores Lingams de Shiva em mercúrio solidificado através de processo alquímico, que é, segundo a tradição, uma ajuda importante para estabilizar as flutuações da mente.

Nos últimos anos, ele viaja todos os anos na Europa e América para transmitir o dom de Shaktipat início a sinceros buscadores.

Swamiji pertence a uma linhagem de adeptos notáveis pela sua pureza e o grau de realização espiritual: Swami Shivom Tirth Swami Vishnu Tirth Sri Yogananda Swami Narayan Dev Swami Gagandar Tirth


PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:
http://www.siddhamahayoga.eu/pt/shaktipat.htm
http://omyogaom.blogspot.com.br/p/blog-page_24.html 
www.escolayogaom.com.br

Contato: YOGA OM
R. Praia de Icaraí,78 –Espaço Luminah–Stella Maris, Salvador–Ba
R. Praia de Caraguatatuba, Qd. E4, Lote 25, N. 74 - Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas-Ba
Tel.99307.3620(tim) whatsapp
Email: yogalivre@gmail.com
www.omyogaom.blogspot.com

Namastê_/!\_












Shaktipat: Caminho para a Auto-Realização

Shaktipat. "Shakti" se traduz como energia e "pat" como toque é um processo de despertar espiritual onde o Swami/Guru/Mestre espiritual infunde em seu Discípulo/Aluno a energia positiva, através de uma iniciação. Ele tem sido considerado como a maneira mais eficaz que conduz ao despertar da Kundalini. 
 Neste método, "energia divina" passa diretamente do Guru para o iniciado e pode ser feita de quatro maneiras: através do toque, a visão, a concentração mental, e um mantra.  Além do mestre, a dedicação do aluno é essencial para experimentar a bem-aventurança divina completamente. O aspirante, com a ajuda de seu mestre alcança gradualmente estados mais elevados de consciência, onde só há felicidade total. 
O corpo do praticante torna-se expandido como o cosmos. Começa-se a viver plenamente e se tornar totalmente desperto, alcançando o estado de Auto-realização. Desta forma, a alma individual atinge o estado de super-consciência
Kundalini : Percepção do potencial ilimitado: Estado primitivo, onde a mente e os sentidos trabalham para ganhar o estado de bem-aventurança, completa harmonia entre corpo e alma pode ser alcançado através de Kundalini. 
Kundalini, em sânscrito significa algo que é enrolada. É uma forma concentrada de prana ou energia vital, dormente no chakras do corpo. Esta energia enrolada na base da coluna vertebral tem o poder de despertar os chakras que, por sua vez enchem o corpo com  energia e a alma com a paz, despertando o potencial ilimitado que já existe dentro de cada ser humano. O despertar da kundalini significa despertar do conhecimento interior, percepção e consciência evolui.
 Eliminando a negatividade, a positividade enche o organismo, aumenta o nível de consciência, a força de vontade, a concentração, integrando a mente com o corpo físico para assegurar o equilíbrio entre o emocional e o racional. Seu caminho no corpo, avança a partir da Chakra MULADHARA na extremidade inferior da coluna vertebral até à Chakra Sahasrara no topo da cabeça. 
Com o ascenção da Kundalini vem o conhecimento intuitivo de que não há nenhuma morte, só transformação. Esta vivência traz  calma, um contentamento interior e uma perfeita sincronicidade com a vida. Experimenta-se a Shakti ativo dentro de si  como uma energia expansiva e abrangente. . Praticantes experimentam um sistema unificado de fluxo eterno da força vital ou energia circulando entre eles e da consciência universal. 

O que acontece quando kundalini é despertada através shaktipat?

Uma vez que a Kundalini é despertada através shaktipat, o aluno pode ter uma variedade de experiências: ver flashes de luz ou cores, ouvir sons internos de sinos tocando ou abelhas zumbido, vibrações ou movimentos espontâneos do corpo, e uma maior paz mental, para citar poucos. Diferentes pessoas têm diferentes experiências - não há um padrão definido aplicável a todos. Uma vez que a Kundalini é despertada, este fato torna-se conhecido através de suas experiências do aluno. Se nesta fase o aluno persistir em práticas espirituais, como a meditação, então a Kundalini vai viajar para cima a partir da base da coluna vertebral, onde ela permaneceu dormente antes.
Durante sua jornada para cima através da coluna vertebral, ela penetra todos os chakras em sucessão e, finalmente, chega ao sahasrara. Quando isso acontece, o aluno atinge um estado de consciência transcendental chamado samadhi, entende sua verdadeira identidade, e é assim liberado.
Uma vez que a Kundalini é despertada através de Shaktipat , ela não se torna inativa, exceto em algumas circunstâncias muito especiais. A Kundalini vai sempre tentar fazer sua passagem para cima. Ela vai tentar manter o aspirante no caminho espiritual, proporcionando o incentivo ea proteção necessária.
O despertar da Kundalini  purifica o corpo e a mente. Promovendo uma melhor  saude. Doenças do corpo e da mente são causadas por irregularidades no funcionamento do prana, que pode ser gradualmente eliminados uma vez que a Kundalini é despertada.
Em níveis mais avançados do progresso do Kundalini os benefícios são intensificados e abrangem reinos mais sutis. O aluno pode alcançar a paz e controle mental, pode tornar-se mais criativo, pode desenvolver uma compreensão profunda da natureza e experimentar a alegria interior, tornando-se uma pessoa mais forte, uma pessoa mais completa, que pode funcionar em circunstâncias adversas, com grande equilíbrio, e é capaz de absorver conscientemente o prana do universo e direcioná-lo para a saúde física e bem-estar mental. Em última análise, o discipulo encontra a realidade total, a verdade absoluta, o conhecimento do Self.

Como saber se Shakti despertou?
Na verdade Shakti desperta quando você é iniciado pelo mestre, mas pode levar algum tempo até que você sinta alguma coisa. Você não precisa fazer nada e manifestações espontâneas e naturais começam a acontecer. Talvez sua espinha possa ficar quente, ou ocorra um formigamento, ou sua respiração mude. Qualquer coisa que você sentir espontaneamente pode ser um sinal do despertar de Shakti. Para perceber isso, mantenha seu Sadhana, meditando no início da manhã e no final da tarde.
(Fonte: Satsang/Shaktipat POA-2012)







Swami Nardanand




Guru Purnima - O Dia do Mestre

Por muitas centenas de anos, na Índia, celebra-se o Dia do Mestre – o Guru Purnima. Este é um dia dedicado ao guru-preceptor, que dedicou a sua vida à evolução espiritual dos seus filhos discípulos. Neste dia, os discípulos vão até o guru-preceptor e exprimem a sua gratidão com amor e devoção por ele lhes ter concedido a graça do mestre e os seus ensinamentos. O guru-preceptor é considerado mãe e pai ao mesmo tempo, porque o guru é o instrumento para o renascimento espiritual (dvija) da pessoa.  
O Guru Purnima, o Dia do Mestre, cai no dia de lua cheia do mês de julho. Esse é o dia do nascimento do grande sábio Maharshi Vyasa, autor do Mahabharata (que inclui a Bhagavad Gita), do Bhagavatan, dos Brahmasutras, dos dezoito Puranas e editor dos Vedas... No dia de lua cheia, há luz de dia e de noite, simbolizando o conhecimento ou a iluminação. Assim como a luz dissipa as trevas, da mesma forma, a ignorância desaparece com o conhecimento. O autoconhecimento é a luz que nos liberta do sofrimento de andar às cegas e da infelicidade da vida.

Como a Lenha

Na era Védica, os rishis viviam em eremitérios, habitualmente localizados nas florestas, às margens de rios ou nos arredores de montanhas, onde havia lenha em abundância. De forma similar, os discípulos se aproximam do guru-preceptor com a lenha para o fogo sacrificial. O guru-preceptor é uma chama ardente, queimando com a luz eterna do conhecimento e com o calor do amor. Essa chama pode queimar tudo o que toca, incluindo todas as tendências negativas. Se um discípulo é como a lenha seca, livre do ego, ele pode pegar fogo prontamente e ser purificado. Ao contrário, o discípulo cheio de ego é como lenha úmida, que somente faz fumaça. Na madeira, o fogo está oculto, imanifesto.

As Upanishads dizem:
 tilesu tailam, dahhiniva sarpih
  1. apah stroasu aranisu ca agnih
apah stroasu aranisu ca agnih
Como o óleo na semente de gergelim, a manteiga no leite, a água no leito do rio e o fogo na lenha, assim a alma está oculta na vida de cada pessoa. Quando se encontra um guru-preceptor, a lenha seca e o fogo se unem. Este é o fogo sacrificial - uma oferenda de todas as negatividades com uma oração para purificação. Quando a ignorância é oferecida à luz e ao calor do amor, a oferenda se torna a comunhão sagrada da transformação.

As quatro qualidade do discípulo são:

1. Viveka – discernimento para saber o que é bom ou ruim, saber o que é real ou irreal;
2. Vairagya – desapego, levar uma vida de desapego interior;
3. Shrama damadi sat sampati –  as seis riquezas do controle da mente: controle dos sentidos, amor a um propósito elevado da vida, fé nos ensinamentos das escrituras e dos mestres, autodomínio e equilíbrio na vida.
4. Mumuksutvam – desejo pela liberação

Os quatro instrumentos internos são:
 * Mente
* Intelecto
* Ego
* Memória

O Guru e o Discípulo

Há uma bela história sobre o sábio Vyasa e o seu discípulo Jainini. Jainini foi um grande erudito e um discípulo sincero do sábio Vyasa, mas tinha certa arrogância quanto ao seu próprio conhecimento intelectual. Um dia, o sábio Vyasa estava ditando as escrituras e Jainini estava anotando. O sábio Vyasa compôs o seguinte verso valavad indriya gramam panditan apakarsant: Os sentidos são tão poderosos que o homem de conhecimento também comete erros algumas vezes”.

Ao ouvir isso, Jainini pensou: “Isso não é possível. Se uma pessoa é sábia, como pode ser subjugada pelas tentações dos sentidos? Pelo contrário, ela irá superá-las”. Com esse pensamento, ele modificou o verso para dizer valavad indriya granam panditanapakarsanti Embora os sentidos sejam poderosos, o homem de conhecimento está livre de erros”.

O onisciente sábio Vyasa nada disse. Ele desejava ensinar ao discípulo a verdade da vida de uma forma diferente. Naquela tarde, o sábio Vyasa comunicou a Jainini que se ausentaria por alguns dias, para realizar um trabalho urgente, em um local distante. Ele confiou a Jainini a tarefa de tomar conta do fogo sacrificial. Então, o sábio Vyasa partiu. Nessa mesma noite, após as orações, Jainini recolheu-se na sala do fogo sacrificial para meditar. Lá fora havia tempestade, chuva e vento muito forte. Jainini ouviu alguém batendo à porta. Abriu a porta e viu uma mulher atraente e jovem. Ele lhe perguntou em que poderia ajudá-la.

Ela disse “Estou a caminho de minha aldeia, mas, por causa da chuva e da tempestade, eu não consigo ir. Por favor, você poderia me dar abrigo por esta noite?”. Jainini, por hospitalidade, permitiu que ela entrasse e passasse a noite na cabana. A jovem disse que não era adequado para um brahmachari (celibatário) permanecer com ela, no mesmo aposento, durante a noite. Então, Jainini saiu e tentou dormir do lado de fora.

Aí, o jogo da ilusão começou. Jainini sentou-se silenciosamente, mas a sua mente corria para a jovem e a sua beleza. Ele pensou consigo mesmo “Seria bom passar esta noite solitária conversando com ela”. Então ele bateu à porta e lhe disse que estava frio lá fora e que seria bom ficar lá dentro.

Ela protestou, mas Jainini, insistentemente, entrou assim mesmo.  Ele tentava conversar e a fitava o tempo todo, o que ela desaprovava. Lentamente, os seus sentidos foram tornando-se mais poderosos e nublando a sua consciência. Ele se aproximou e a tocou, e lhe disse que gostaria que eles estivessem juntos por um tempo.

Ela lhe disse, “Você é um brahmachari, não deveria pensar dessa maneira. Isto não é bom”. Cego de paixão, ele tocou os pés dela e pediu o seu consentimento. Ela, por fim, concordou, com a condição de que ele se abaixasse e andasse como um cavalo, para que ela se sentasse em suas costas e, assim, dariam sete voltas ao redor do fogo sacrificial. Depois, ele poderia tê-la. Jainini concordou.

Enquanto Jainini tentava andar como um animal, com a mulher sentada em suas costas, ela começou a murmurar o verso que o sábio Vyasa lhe ditou naquela manhã e que Jainini modificou. “Embora os sentidos sejam poderosos, o homem de conhecimento está livre de erros”. Quando Jainini ouviu isso, percebeu a sua própria fraqueza. Levantou-se para se afastar dela, mas os longos braços dela o envolveram e o seguraram. Não eram os braços tentadores da moça, mas os braços de seu guru, o sábio Vyasa.

Desta maneira, o sábio Vyasa ensinou ao seu discípulo a verdade da vida e como ser sempre cauteloso e atento em cada passo da vida. O guru transforma a vida do discípulo para torná-la mais espiritual e preciosa.

Que as bênçãos de Deus, do sábio Vyasa e de todos os mestres divinos recaiam sobre a vida de cada aspirante espiritual e possibilitem-lhes atingir o objetivo da vida. Com abundância de paz, bem-aventurança e alegria na data auspiciosa do Guru Purnima, o Dia do Mestre, vamos oferecer a flor da nossa devoção e do nosso amor aos pés Divinos do Mestre e buscar a sua divina orientação em cada passo de nossas vidas.







Dedico o Gayatri Mantra ao Swamiji Nardanand:




Mantra em Sânscrito:
Om bhūr bhuva svartat savitur varenyambhargo devasya dhīmahidhiyo yo nah prachodayāt
Tradução:
“Ó Deus da vida que traz felicidade
Dá-nos tua luz que destrói pecados
Que a tua divindade nos penetre
E possa inspirar nossa mente.”




Gayatri Mantra é o mais venerado mantra no Hinduísmo, uma simples meditação com foco na luz espiritual, ele é entoado, especificamente, para iluminar a mente e o intelecto.
Cada sílaba do mantra contém um significado místico:
OM é a manifestação da Luz do Criador Brahman, sendo este o som da  manifestação. Entoar o “OM” é pedir uma manifestação das palavras do mantra.BHUR é o Plano da Manifestação do Ser e o Esforço para a Manifestação da Vida.BHUVA é o fogo destruidor dos sofrimentos, o Prana existente na atmosfera e o poder ativador do Chakra da Garganta.SWAH ou SWAHA, ou ainda SVAH, OU SVAHA, ou ainda SVUH ou SUVHA é o Plano Mental, o Reino da Iluminação, o chakra da coroa. Em sânscrito, significam Que assim seja! Que se manifeste! O mesmo que AM, AUM, EU SOU, ou AMÉM. É quando concebemos o saber de algo. É uma confirmação de que queremos receber a energia do mantra que estamos entoando. Também utilizada no Tantrismo como uma saudação. Ao saudarmos alguém, estamos recebendo-o em nosso meio. Assim, tem o mesmo significado.TAT é aquele que atua a manifestação do plano divino, é quem faz acontecer.SAVITUR é brilhante como o Sol.SURYA, o hierarca de Sírius, é aquele que se auto ilumina e preserva a Luz, é a energia Alfa do Pai, o representante máximo do “Grande Um” para a humanidade.VARENAYAM é o melhor, o supremo, alguém que merece ser adorado.BHARGO é a radiação da glória, uma energia que consome a ignorância, e por consequência, o sofrimento e a miséria.DEVASYA é a iluminação que vem de Deus. Sabedoria divina.DHIMAHI é quando meditamos em sua Luz, meditamos em seu Ser.DHIYO YO NAH para despertar a grande visão (dhiyo) em nós e assim sabermos de tudo.PRACHODAYAT é direção, coragem, inspiração cósmica e sabedoria khristica.
O mantra traz a sabedoria divina para aqueles que entoam com devoção e constância. Sabedoria e direção divina são itens muito importantes para pedirmos a Deus, pois somente assim podemos vencer os problemas, os sofrimentos, as doenças, a miséria e qualquer barreira.
A sabedoria está no plano espiritual e o Gayatri Mantra é uma chave para conquistar esse poder. Além disso, esse mantra usa o poder do chakra da garganta para ativar o chakra da coroa, trazendo-nos mais sabedoria, com mais capacidade para atuar como Alfa e menos como Ômega.
Se você almeja a ascensão nesta vida, atue como Alfa para levar o fogo transmutador de Deus Pai para todos os lugares onde você for.
A energia Ômega busca sempre receber, enquanto a energia Alfa sempre dar. Atuar como Ômega o tempo todo é prejudicial e perigoso, então o Gayatri Mantra nos ajuda a deixar de ser uma pessoa que quer receber apenas para sermos um Sol que ilumina a todos e dá vida contínua.
Esse mantra é, portanto, o Mantra da Iluminação, considerado por vários sábios o mais completo e poderoso que podemos praticar, atuando desde os aspectos mais sutis do Ser até a matéria, sendo um mantra total.
A deusa Gayatri
A deusa Gayatri é retratada na maioria das vezes sentada num lótus vermelho, o que significa  riqueza. Ela pode aparecer em qualquer uma dessas formas:
  • Com cinco cabeças, dez olhos olhando nas oito direções e o céu e a terra, e com dez braços, segurando todas as armas de Vishnu, simbolizando todas as suas reencarnações.
  • Acompanhada por um cisne, segurando um livro em uma mão e uma cura na outra, como a deusa da Educação.




******************************************************

Satsang



Satsang é um termo em sanscrito que significa “Encontro com a Verdade”. É uma prática da tradição do hinduísmo que consiste em estar na presença de uma alma iluminada para receber seus ensinamentos e bênçãos.
Essa prática pode ser vista também como uma espécie de palestra com perguntas e respostas. É uma oportunidade de reunir o sangha (comunidade espiritual) para compartilhar e meditar juntos. 
Nestes satsangs, através do darshan (visão do mestre), o SWAMI NARDANAND explica, esclarece, informa sobre o despertar da Shakti (energia)  ajudando a preparar a atmosfera para a transmissão que se faz num RETIRO de 3 dias.  Ele disserta sobre os temas que emergem ou responde as perguntas feitas pelos buscadores espirituais.
Durante os satsangs, sempre que é possível, SWAMIJI recebe aqueles que sentem vontade de se aproximar dele para a prática do pranam, um gesto de reverência que permite ao buscador receber a shakti (energia) do guru.





Shri Yantra




Shri Yantra, ou  Shri Chakra, é considerada a mãe de todos os Yantras, pois todos os outros a derivam dela. Em suas formas tridimensionais Shri Yantra representa o Monte Meru, a montanha cósmica no centro do universo.
Pode ser utilizado como um lugar de peregrinação espiritual. Representa o cosmos ao nível macroscópico e o corpo humano ao nível microscópico (cada um dos circuitos corresponde a um chacra do corpo).
O Shri Yantra é uma configuração de nove triângulos entrelaçados, cercado por dois círculos de pétalas de lótus, encaixados dentro de um quadro com 4 portais,. Os nove triângulos entrelaçados centrado em torno do bindu (o ponto central do yantra) são atraídos pela superposição de cinco triângulos apontando para baixo, representando Shakti , o princípio feminino e quatro triângulos retos, representando Shiva , o princípio masculino. Os nove triângulos entrelaçados formam quarenta e três pequenos triângulos de cada habitação uma deidade associada com aspectos particulares da existência.
A Jornada espiritual do homem a partir da fase da existência material para a iluminação final é mapeado no Shri Yantra. A jornada espiritual é tida como uma peregrinação em que cada passo é uma subida para o centro, um movimento para além da sua existência limitada, e cada nível é mais perto do objetivo. Tal percurso é mapeado por fases, e cada uma destas fases corresponde a um dos circuitos de que o Shri Yantra é composto a partir do plano externo do bindu no centro.
O Shri Yantra é uma ferramenta para dar uma visão da totalidade da existência, deve-se internalizar seus símbolos para a realização final de sua unidade com o cosmos. Contemplando o Shri Yantra entra-se em contato com as fontes primordiais. Os circuitos indicam simbolicamente as fases sucessivas do processo de transformação.


Meditação retirada do livro "Ayurveda Cultura de bem-viver" por Marcia De Luca

"Dirija o olhar para o Yantra e focalize o seu centro. Este ponto central é chamado de Bindu e representa a unidade que está por trás de toda a diversidade do mundo físico.

Agora focalize o triângulo que envolve o bindu. O triângulo que aponta para baixo representa o poder criativo feminino e o triângulo que aponta para cima representa a energia masculina.

Expanda seu olhar até incluir os círculos externos aos triângulos. Eles representam os ciclos dos ritmos cósmicos. A imagem do círculo incorpora a noção de que o tempo não tem início e nem fim. A região mais longínqua do espaço e o núcleo interno de um átomo pulsam ambos com a mesma energia rítmica da criação. Esse ritmo está dentro e fora de você.

Perceba as pétalas de lótus do lado externo do círculo. Observe que elas se apontam para fora, como que se abrindo. Elas ilustram o desdobrar de nosso entendimento. O lótus também representa o coração, o assento do Eu. Quando o coração se abre, o entendimento vem.

O quadrado na parte externa do yantra representa o mundo da forma, o mundo material que nossos sentidos nos mostram, a ilusão de separação, de limites e fronteiras bem definidos. Na periferia da figura existem quatro portais em forma de T. Observe que apontam para o interior do yantra, os espaços mais internos da vida. Eles representam a nossa passagem terrena do externo e material para o interno e sagrado.

Agora por alguns instantes olhe para dentro do yantra, permitindo que as formas e desenhos diferentes surjam naturalmente e deixe que seu olhar fique desfocado. Olhe para o centro do yantra. Sem mover os olhos, gradualmente comece a expandir seu campo de visão. Continue a expandi-lo até que esteja recebendo informação de mais de 180 graus. Observe que toda esta informação estava lá o tempo todo, mesmo que só agora você tenha se conscientizado disso. Agora, lentamente, reverta o processo voltando a enfocar novamente o centro do yantra.


Agora, lentamente, feche os olhos. Você ainda pode ver o yantra com os olhos da mente. Os desenhos representados por essas formas primordiais expressam as forças fundamentais da natureza que governam o mundo e cada um de nós."



Shaktipat





  • Shaktipat é um termo sânscrito para o modo como o mestre desperta a energia espiritual do discípulo. A Shakti, quando internalizada, dissolve as impressões negativas abrindo ao discípulo a possibilidade da iluminação.
  • Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho com a energia Kundalini, o mestre yogue iluminado Swami Nardanand Maharaj viaja há mais de 10 anos por toda a Índia, Europa, América do Norte e América do Sul atuando na cura física e auxiliando no despertar espiritual dos que vêm ao seu encontro.
  • As palestras incluirão sessões de meditação, seguidas por perguntas e respostas traduzidas simultaneamente.
  • Após as palestras, ocorrerá um retiro fechado de 3 dias para a transmissão da energia do Mestre aos discípulos, alunos e praticantes.
  • Shakti é transmitida do Mestre (Guru) ao Discípulo (Sishya). Essa transmissão de energia faz com que a Shakti (Chetna) interno do discípulo seja internalizada. Quando externalizada, a Shakti reúne Samskars (Prasav Kriya) e quando internalizada ela dissolve Samskars (Prati-Prasav Kriya), e continua a trabalhar até que todos os Samskars sejam dissolvidos. Suas kriyas não param em nenhum momento. Durante o processo ela também purifica o corpo (Nadis no corpo sutil) e a mente. Shakti é onipresente e onipotente. Ela escolhe a melhor forma para a limpeza, seus kriyas misteriosos começam num nível mais denso e vão se tornando mais sutis conforme a limpeza se aprofunda.
  • O processo de limpeza pode ser classificado em quatro partes, cada uma aponta a uma linhagem da yoga. Todos os Asanas, Pranayamas, Mudras se enquadram na Hatha Yoga. Os mantras entoados pelo aspirante se enquadram na Mantra Yoga. Focar a consciência em um ponto específico (Chakra) se enquadra na Laya Yoga. Por fim, conhecer-se ao dissolver a ignorância é chamado Raja Yoga. Por combinar quatro linhagens da Yoga, a meditação Shaktipat é chamada Maha Yoga. Todas essas linhagens da Yoga acontecem ao aspirante de forma espontânea, sem esforço, portanto, é chamado de Siddha Maha Yoga (Yoga Espontânea).
  • Assim que todos os Samakrs estiverem limpos, o aspirante se torna livre da ignorância e rompe o nó da ilusão, encontrando o conhecimento de seu verdadeiro eu (Atmagyan). Sua mente flutua em êxtase. Uma euforia sem fim inunda seu coração. O aspirante fica livre da dor do ciclo de vida e morte.
  • De acordo com as escrituras de todos os outros tipos de Sadhna, como Bhakti, Karma, Gyana, Tantra etc., no aspirante deve apenas ser usada a Shakti internalizada. Contudo, esses caminhos são longos e exigem esforço contínuo do aspirante. Entretanto o mesmo pode ser atingido pela graça do Guru (Mestre) através da Shaktipat.
  • Veja o que diz a escritura: 

  • "Mokshya Mulam Gururkripa"

  • A graça do Guru é a única forma de se livrar da ignorância e quebrar o ciclo de nascimento e morte.

Nenhum comentário:

Curso de Formação em Yoga

Curso de Formação em Yoga
Formandos 2015

VISÃO AYURVÉDICA DA EXISTÊNCIA

Sou fruto de um sonho cósmico e sonhando a vida... me manifesto!

Percebo o ESPAÇO e me deleito na expansão de SER, apenas CONSCIÊNCIA... consciência do EU SOU!!

E sendo... me movimento vibrando em Energia, sinto a brisa, o AR, percorro o Universo, e me expando infinitas vezes...

...O movimento, a expansão, me aquece, vibra, atrita, produz calor, luz, FOGO! E laboro, modelo, metabolizo, transformo...

...deste calor, derreto, molho-me e assumo outra forma, luz liquida, fluida, aquosa, AGUA! E ao movimentar-me, sinto sua densidade, forma! Sim, a Consciência toma forma, manifesta-se mais uma vez, materializa-se! E multiplica-se neste meio aquoso que possui as condições de gerar a VIDA, a forma, o veiculo...

...deste volume de água na qual me banhava e fluía, inúmeras partículas foram sedimentando, formando uma estrutura sólida, densa, rica em matéria orgânica, TERRA, a Consciência outra vez manifestada!

Cada micro partícula, seja densa, fluida, etérea ou sutil, SOU EU! Que me manifesto através da Criação e criando formas, cores, percepções, sensações, me experimento, gerando VIDA!

Tenho muitas formas, infinitas faces, pois sou a ETERNIDADE, toco o silencio, vibro, sinto, expando, expando...expando em êxtase, a-le-gria, quero compartilhar e então...me divido, inúmeras vezes criando divindades assim como EU. Assim como VOCE!!


Por NILDES LACERDA
Instrutora de Yoga
Terapeuta Ayurveda
Terapeuta de Apometria e Cura Quântica




" O utero é um Espaço Sagrado, onde o AMOR se materializa, gerando VIDA"

( 29.01.2010)



HATHA YOGA

HATHA YOGA
Flor de Lotus

SER É ESSÊNCIA...

Procure manter-se conectado ao momento presente sentindo a magia de ser e, estando atento e receptivo a tudo o que se passa interna e externamente, estar receptivo não é simplesmente receber tudo sem questionar, mas saber separar o que é denso do que é sutil, para que não se perca no vazio da densidade tridimensional, que lhe mantém preso a um falso tempo, onde o passado ou o futuro é a ordem do dia. Esteja plantado no aqui, agora, aproveitando a magia de se estar presente em cada momento seu e do planeta. Mantenha a ordem de tudo em sua vida concentrando-se para não se dispersar. Reflita bastante antes de tomar qualquer decisão e, também procure ser o reflexo da luz superior para ajudar na sua evolução, na do outro e na do planeta. Até que ponto você está integrado ao seu verdadeiro centro? Lembre-se de que cada vez que você se desconecta de si mesmo, mais de mil conexões são feitas, sem que você se dê conta. Como saber se certo pensamento, ideia ou desejo, que chegou até você, veio da mente superior através de seu ser interno, ou de alguém que simplesmente passava na rua ou estava em seu ambiente e você se sintonizou e captou? É preciso refletir sobre a fonte originária para que você não venha a se tornar mero receptáculo de informações alheias. Então, é preciso manter a mente em ordem e, se dissolver numa comunicação interna mais límpida, pois estamos atravessando um momento planetário em que há muita poluição mental e é preciso estar conectado a si mesmo para não embarcar na viagem do outro, sem uma devida análise. Procure se expressar de forma clara, universalizando sua comunicação, para cooperar com a evolução do planeta.

PRÁTICA DE MANTRAS

PRÁTICA DE MANTRAS
OM GURU OM!!

EXPANSÃO

A eternidade se estende à minha volta, abaixo, cima, à esquerda, à direita, à frente, atrás, dentro e fora. De olhos abertos, vejo-me como um pequeno corpo.

De olhos fechados, percebo-me como o centro cósmico ao redor do qual gira
a esfera da eternidade, a esfera da bem-aventurança, a esfera do onisciente
espaço vivo.

Paramahansa Yogananda, "Meditações Metafísicas

Invertidas

Invertidas